Este artigo traduzido e adaptado da PVtech revela e tece comentários sobre os 10 maiores fornecedores de placas (ou módulos) solares em 2018, baseados puramente em volumes do módulo MWp-dc enviados por marca própria.
Durante o ano de 2018, os 10 principais fornecedores enviaram quase 60% de todos os módulos para a indústria, sendo eles:
Embora a posição da JinkoSolar como líder em 2018 tenha sido pouco questionada ao longo do ano, as mudanças mais interessantes foram observadas nas outras empresas do ranking.
A JA Solar se estabeleceu como a rival mais próxima da JinkoSolar em todo o mundo, com as duas empresas tendo feito fortes investimentos em mono PERC e estando firmemente comprometidas com os centros de fabricação do Sudeste Asiático para complementar as fábricas chinesas.
A Trina Solar viu seu ranking cair em 2018, quando a empresa passou por um ano de ajustes e exercícios de redução de custos. No entanto, um forte segundo semestre manteve a empresa entre os top 3 da lista.
A LONGi foi outro vencedor em 2018, com um forte foco na busca de crescimento da oferta de módulos não-chineses na maioria dos principais mercados finais. Espera-se que esta estratégia continue durante 2019.
A Hanwha Q-CELLS viu seu ranking cair em 2018, com a empresa se ajustando às implicações da Seção 201 para as remessas dos EUA, às atualizações tecnológicas para linhas na China e a uma trajetória de crescimento menos ambiciosa que coincidiu com suas ações privadas durante o ano.
A Canadian Solar estabeleceu metas de envio de módulos menos ambiciosas em 2018, com seu modelo de negócios ainda impulsionado fundamentalmente pela aquisição de projetos a jusante, construção e vendas em etapas para os proprietários de longo prazo do mercado secundário global.
A Risen Energy obteve fortes ganhos em 2018, impulsionada em grande parte pela atividade de projetos a jusante altamente eficazes em toda a Ásia, que coloca a empresa em pé de igualdade com a Canadian Solar no grupo acima.
O GCL-SI manteve o status de top 10, mas as operações não-chinesas da empresa ainda são um trabalho em andamento, com toda a capacidade ainda localizada na China.
Tendo ficado fora do top 10 em 2017, a Talesun é uma nova entrante na lista dos 10 melhores do mundo para 2018. A empresa foi uma das primeiras de capacidade multi-GW com foco em negócios não-domésticos (semelhante à Risen Energy), e sua inclusão no top 10 em 2018 não é nenhuma surpresa.
Finalmente, a First Solar continua a ser a única empresa não-asiática e não baseada em c-Si a figurar na lista. A empresa passou a maior parte do ano de 2018 com a demanda de vendas superando a oferta de módulos, permitindo que a empresa controlasse o faseamento das utilizações de linha e dos ramp-ups da Série 4 e Série 6.
Tem interesse em ser um gerador da própria energia? Entre em contato conosco e solicite um orçamento de sistema fotovoltaico, é gratuito e sem compromisso! Clique aqui.
Um comentário sobre “Os 10 Maiores Fornecedores de Placas Solares em 2018”
Tenho vontade de colocar energia solar na minha casa