Tendo uma parcela significativa de seus custos de produção representada por gastos com energia, a indústria do agronegócio é bem intensa na utilização de recursos energéticos. No entanto, a atividade rural frequentemente é operada em regiões distantes, de difícil acesso e com uma precária estrutura elétrica, causando baixa qualidade ou até mesmo falta de energia. Diante desse cenário, a energia solar fotovoltaica acaba se destacando como um importante aliado do produtor rural.
A vantagem mais mencionada da tecnologia fotovoltaica é a econômica (pode chegar a até 95% a economia na conta de energia!), mas as contribuições para o setor agrícola são muito mais abrangentes. A Fóton Engenharia preparou uma lista de algumas das formas com que a energia solar fotovoltaica pode contribuir para o seu agronegócio:
1 – BOMBEAMENTO DE ÁGUA
Devido à já mencionada dificuldade de acesso à energia elétrica em zonas rurais, muitas vezes as bombas de água utilizadas nessas localidades (para abastecimento do gado, irrigação, consumo próprio, etc) encontram obstáculos ao seu pleno funcionamento. O produtor então se vê obrigado a recorrer a geradores a diesel, extremamente poluentes e custosos. A energia solar aqui se apresenta-se como alternativa mais limpa, barata e eficiente. Apesar do custo inicial para se obter a tecnologia ser mais alto, não existem gastos com reposição de combustível (ao contrário dos geradores, que sempre precisam de mais diesel), afinal, a luz do sol é de graça! Há ainda o benefício do silêncio: um gerador fotovoltaico emite zero ruído.
Confira no canal de YouTube da Fóton um trecho do vídeo da ONU Brasil sobre a questão. Clique aqui.
2 – CERCA ELÉTRICA PARA MANEJO DE GADO
Assim como o bombeamento de água, esta atividade também é frequentemente realizada em locais de difícil acesso à rede elétrica, sendo a energia solar uma excelente solução para o problema. Por se tratar de uma aplicação com baixo consumo, a instalação de um eletrificador rural é simples e demanda, geralmente, poucas placas fotovoltaicas.
3 – PRODUÇÃO LEITEIRA
Os criadores de gado leiteiro sofrem com a instabilidade do sistema elétrico. Se falta energia, o leite nos tanques de resfriamento pode ser perdido, e as vacas podem apresentar problemas de mastite caso as ordenhadeiras não possam operar. A melhor solução para manter o sistema sempre funcionando é a energia solar fotovoltaica com backup (baterias para suprir os momentos em que não haja fornecimento do sistema fotovoltaico e da rede de distribuição). E, é claro, além da produção leiteira, várias outras atividades rurais podem se beneficiar com uma estabilidade maior no fornecimento de energia.
4 – AVICULTURA
Como já mencionado anteriormente, a energia solar proporciona uma economia considerável. Isso já é um benefício para qualquer um que adote o sistema, mas quando se trata da avicultura é ainda mais relevante, pois os gastos com energia representam o maior custo das granjas. Sendo assim, o uso de energia solar na criação de frango de corte representa uma melhoria da eficiência produtiva através da redução dos gastos.
5 – CERTIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS E IMAGEM INSTITUCIONAL
Incorporar a energia fotovoltaica no seu empreendimento traz a possibilidade do proprietário se beneficiar de certificações sustentáveis que trazem como principais vantagens a agregação de valor sustentável à sua marca, diferencial competitivo, engajamento social e obtenção de recursos financeiros.
No Brasil, grandes empresas com forte apelo sustentável exigem que toda a sua cadeia de suprimentos também incorpore em seus processos as mesmas políticas sustentáveis. Para algumas, esses chegam a ser quesitos mínimos para qualificação de fornecedores ou prestadores de serviços.
O Portal Solar escreveu um artigo detalhado sobre o tema, listando várias certificações existentes, e você pode conferi-lo clicando aqui.
6 – LINHAS DE FINANCIAMENTO
Há diversas linhas de financiamento disponíveis para aquisição de um sistema de energia solar fotovoltaica, e ao contrário do que ocorre em outros tipos de financiamento, ao adquirir um para seu sistema de geração fotovoltaica você obtém lucro! Como? A economia gerada na conta de energia paga o financiamento e ainda sobra por muitos anos.
A Fóton trabalha com diversas linhas de financiamento, entre em contato conosco para mais detalhes.
7 – PROTEÇÃO CONTRA OS AUMENTOS DE TARIFAS
O Brasil tem hoje um dos megawatts/hora mais caros do mundo, e essa energia só fica mais cara! Nos últimos cinco anos, a tarifa de energia elétrica aumentou mais de 90% no Brasil, e continuará subindo. Com a tecnologia fotovoltaica você garante que os futuros aumentos não sejam mais uma dor no seu bolso.
A energia solar fotovoltaica tem se mostrado cada vez mais uma questão de sobrevivência no campo, e se engana quem pensa ser algo muito complexo: o custo de manutenção é quase inexistente, e a montagem é simples e modular (o sistema pode ter seu tamanho adequado ao uso: passou a consumir mais, basta colocar mais placas fotovoltaicas e fazer as adaptações). Além disso, empresas qualificadas como a Fóton Engenharia te acompanham em todas as fases do processo, do projeto à instalação.
Não perca mais tempo e solicite um orçamento para implantação de energia solar com a Fóton, é gratuito e sem compromisso! Clique aqui.