A tecnologia de energia solar existe há muito mais tempo do que muitos imaginam. Ao longo de seu desenvolvimento, essa tecnologia viu inúmeras transformações com incrementos de eficiência e, eventualmente, uma queda nos preços que a tornou disponível para uso residencial e comercial.
A maioria dos principais desenvolvimentos que levaram a aplicações residenciais surgiu nas últimas décadas, e possibilitaram que o custo da energia solar despencasse nos últimos 40 anos: dados da Bloomberg New Energy Finance apontam que a energia solar hoje está 250 vezes mais barata do que há quatro décadas.
Vários fatores contribuíram para esta queda nos preços, mas o fator dominante quando se trata da tecnologia em si foi um aumento na “eficiência de conversão”, ou a quantidade de energia gerada a partir de uma determinada quantidade de luz solar.
Para uma pequena perspectiva, as células solares desenvolvidas nos Laboratórios Bell (onde foi produzida a primeira célula fotovoltaica moderna) operavam com cerca de 1% de eficiência. As células usadas no Vanguard 1 (a primeira nave espacial de muitas que usaria a energia solar como um sistema de energia de backup) operavam em torno de 10%, com a tecnologia de ponta mais cara da época. Já os painéis solares mono e poli, comumente usados em residências hoje, operam entre 13 a 22% de eficiência.
Contribuem também os altos investimentos feitos na área: as iniciativas privada e pública têm desenvolvido cada vez mais projetos para serem estudadas maneiras de se aumentar a eficiência da energia solar, assim como sua aplicabilidade em outros usos.
Esses e outros fatores são responsáveis pela diminuição do custo da energia solar em todo o mundo, incluindo no Brasil: estima-se que o custo de instalação de um sistema de energia solar no país teve queda de 50% nos últimos 2 anos.
A Energia Solar Fotovoltaica, que outrora era chamada de “energia do futuro” devido aos altos custos que a tornavam inviável para uso residencial, é hoje cada vez mais uma realidade. Seu valor mais acessível nos últimos anos, a alta performance das placas e o baixo impacto no meio ambiente fazem desse sistema um investimento extremamente interessante, com diversos benefícios financeiros e ambientais.
Portanto, se você fez um orçamento para instalação de painéis solares anos atrás e não estava satisfeito com o valor, vale a pena fazer outro agora! Entre em contato com a Fóton e solicite o seu, é gratuito e sem compromisso! Clique aqui.